quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Defeitos Da Visão : Daltonismo


O que ocorre:

Também chamada de discromatopsia ou "cegueira para as cores", é um defeito genético de transmissão bastante peculiar que atinge, em 97% dos casos, os homens. Isso ocorre porque a falha genética está ligada ao cromossomo X.

Os homens têm apenas um X, como as mulheres têm dois desses cromossomos, a chance de ter os dois defeituosos é menor.

Homens daltônicos vão transmitir o gene do daltonismo somente para suas filhas, nunca para os filhos, as filhas não manifestam nunca o daltonismo mas têm uma chance de 50% de transmiti-lo para seus filhos homens. Portanto, homem daltônico só tem possibilidade de ter netos daltônicos se tiver filhas, que serão sempre, e somente, portadoras, e a possibilidade desses netos serem daltônicos será sempre de 50%.

O daltonismo não é tido como uma deficiência física de grande significado (dado que a maior parte dos daltônicos tem visão normal, no que se refere às demais características), apesar de dificultar, e muitas vezes impossibilitar, uma série de atividades profissionais e do dia-a-dia.

Apesar de não existir nenhum tratamento, tem se desenvolvido alguns recursos ópticos para facilitar a identificação das cores.

Na retina humana normal existem receptores sensíveis às cores, os cones, que contêm pigmentos seletivos para a cor, verde, vermelha e azul. A deficiência de cores ocorre quando há uma redução na quantidade de um ou mais desses pigmentos.

Os daltônicos vêem de 500 a 800 cores. Uma das cores prediletas de quem tem esta alteração genética é o roxo, cor viva.

A incidência de daltônicos pode variar conforme a localidade. Nos EUA e na Europa, por exemplo, é maior do que entre os índios da região andina. É comum que uma mesma família tenha diversos casos de daltonismo.

Muitas vezes, a pessoa nem tem idéia de que é daltônica até fazer um teste. O grande problema é que tem se notado um grande aumento de usuários de Internet que apresentam esse tipo de problema. Chegou-se ao número de 1 a cada 12 usuários de Internet apresentando uma forma de daltonismo. E isso faz crescer a polêmica em cima de usuabilidade e acessibilidade nos sites.

Para um daltônico, navegar na Internet pode ser uma experiência até mesmo frustrante. Alguns problemas podem ser até mesmo graves, como não encontrar navegação no site, e até mesmo textos podem estar 'ilegíveis'. Devido ao grande número de deficientes para cores e a gravidade das dificuldades que eles encontram na Web, seria interessante levantar essa questão e começar a pensar com mais seriedade na criação de páginas que sejam acessíveis a todos.

Alguns fatos sobre Daltônicos

Apesar de existirem vários tipos de daltonismo, a grande maioria tem dificuldade de distinguir entre o vermelho e o verde.

Grande parte dos daltônicos apresentam dificuldade em enxergar 'sombras' de cores. Algumas cores (principalmente cores com vermelho e verde) aparecem mais 'claras' do que o normal.>>A grande maioria dos daltônicos podem ver bem o preto e o branco.

A grande maioria dos daltônicos podem ver bem as sombras com base no azul e no amarelo.

A percepção das cores varia muito de uma pessoa com daltonismo para outra.

8% dos homens e 0.4% de mulheres apresentam algum tipo de daltonismo

Como enxerga uma pessoa daltônica:

Nenhum comentário:

Postar um comentário